Arqueologia e Património

 

Ricardo Teixeira & Vítor Fonseca, Arqueologia, é uma empresa prestadora de serviços na área do estudo, registo, salvaguarda, conservação e divulgação do património cultural.

Fundada em 2001 por Ricardo Teixeira e Vítor Fonseca, assume-se como uma empresa que aposta na qualidade dos serviços prestados, desenvolvendo um processo contínuo de aperfeiçoamento das metodologias e procedimentos a aplicar.

Cientes do papel do património histórico-arqueológico e seu potencial no desenvolvimento cultural, social e económico, procuramos seguir uma filosofia de intervenção pautada pelo rigor científico no estudo e por uma aposta na conservação e divulgação do património para usufruto da comunidade científica e do público em geral.

A concretização desta filosofia de intervenção levou a empresa a dotar-se de recursos humanos, técnicos, logísticos e a expandir as suas instalações numa dimensão capaz de dar uma resposta, ágil e rigorosa, na execução das diferentes tarefas que fazem parte do processo de estudo e salvaguarda.

Na prossecução dos nossos objetivos desenvolvemos um conjunto diversificado de serviços que aqui apresentamos.

Serviços

 

INTERVENÇÕES ARQUEOLÓGICAS

 

Intervenções Arqueológicas

 

As intervenções arqueológicas - realizadas por imposições legais ou integradas em projetos de valorização de sítios arqueológicos e monumentos históricos - integram um conjunto diversificado de sítios: castelos, pontes, igrejas, mosteiros, centros históricos, antigas unidades fabris, edifícios particulares, terrenos afetos à construção de empreendimentos públicos e privados…

Face a esta diversidade de sítios, cronologias, valores patrimoniais, objetivos e contextos, procuramos dar uma resposta adequada à dimensão e especificidades de cada projeto.

Rigor nos registos, pesquisa e interpretação, rapidez de resposta, adaptação de metodologias, conservação e valorização dos vestígios arqueológicos, tratamento sistemático dos dados, preservação do espólio exumado são algumas das metas sempre presentes no nosso trabalho de campo e de gabinete.

Sempre que a dimensão e importância dos vestígios descobertos o justifica, procuramos rentabilizar o esforço feito pelo promotor transformando as descobertas arqueológicas numa mais-valia para o desenvolvimento de projetos.

 

ANTROPOLOGIA FÍSICA 

 

Antropologia Física

 

Nesta área dispomos de múltiplos serviços relacionados com a identificação de contextos funerários, escavação, exumação e estudo de restos osteológicos humanos. Estes constituem muitas vezes o último e o mais antigo registo do Homem enquanto entidade biológica que integrava um determinado contexto ambiental e cultural sendo, desta forma, uma peça-chave na compreensão das populações pretéritas.

O seu exame permite-nos, assim, reconstituir o modus vivendi das populações. Com os dados obtidos em campo e em laboratório é possível aceder ao modo como foi efetuado o ritual funerário e estabelecer o perfil paleobiológico da população em estudo, nomeadamente, a sua distribuição segundo idade e sexo, a dieta alimentar, o estado de saúde da população e o estilo de vida em geral. A sua conjugação com os dados arqueológicos, contribui para uma melhor compreensão do passado humano. 

 

ESTUDOS PATRIMONIAIS 

 

Estudos Patrimoniais

 

O desenvolvimento de um inventário e caracterização completos do património - seja ele arqueológico, arquitetónico ou etnográfico - constitui um instrumento precioso para o planeamento e gestão do território e para o desenvolvimento de projetos em que os valores patrimoniais, mais do que preservados, se assumem como um capital de desenvolvimento.

Os instrumentos para a realização dos estudos patrimoniais incluem a pesquisa bibliográfica e documental, a análise da cartografia e da toponímia, a prospeção do terreno, a recolha de testemunhos orais, a análise de conjuntos edificados à luz dos princípios de arqueologia da arquitetura, a realização de bons registos gráficos e fotográficos e o recurso a sistemas de referenciação geográfica.

De um trabalho interdisciplinar - de arqueólogos, historiadores, arquitetos, desenhadores e fotógrafos - surgem estudos exaustivos em que o objetivo principal é sempre a preservação do património, a par da sua rentabilização como instrumento de desenvolvimento. 

 

VALORIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO 

 

Valorização e Divulgação

 

Partindo de uma investigação rigorosa, procuramos adaptar os conteúdos científicos, de forma pedagógica, assumindo as ações de divulgação e valorização como corolário da investigação arqueológica, ao permitir a usufruição dos resultados obtidos por parte do público em geral.

A divulgação dos resultados das nossas intervenções é presentemente uma das nossas apostas para a partilha de conhecimentos.

 

FOTOGRAFIA E DESENHO

 

Fotografia e Desenho

 

Registo gráfico e fotográfico, desenho arqueológico de campo, vetorização de desenhos em Freehand ou CAD, desenho e fotografia de espólio.

Certos de que a qualidade do registo é vital para a investigação arqueológica, exposições e publicações de monografias e catálogos, temos investido na qualidade destes serviços.

 

CONSERVAÇÃO E RESTAURO

  

Conservação e Restauro de Espólio

 

Estudos Prévios, Diagnóstico e Consultadoria, Propostas de Intervenção, Conservação Preventiva, Restauro

Dotados de recursos humanos, gabinetes de trabalho, laboratórios e equipamentos, reunimos condições para prestar serviços na área de conservação e restauro de espólio (materiais cerâmicos, metais, vidro, pedra, etc.), estruturas arqueológicas, arquitetónicas e elementos decorativos.

Fazendo a ponte entre a investigação e a divulgação, desenvolvemos projetos de intervenção em bens móveis e imóveis com objetivos museológicos.

Desenvolvemos intervenções em diversos tipos de estruturas arquitetónicas, sendo de destacar o trabalho já desenvolvido em painéis azulejares de diversas cronologias.

Empenhados na aplicação das novas tecnologias, desenvolvemos recentemente um projeto de investigação sobre a aplicação da tecnologia laser à conservação e restauro, apoiado pelo PRIME (Ministérios da Economia) e pela ADI (Agência de Inovação) estando atualmente preparados para prestar serviços nesta área.

 

TRATAMENTO E ESTUDO DE ESPÓLIO 

 

Tratamento e Estudo de Espólio

 

Limpeza, Marcação, Fotografia, Inventário, Estudo

Como fiéis depositários do espólio proveniente das nossas intervenções, assumimos a responsabilidade pela sua conservação. Todo o espólio é lavado, marcado, inventariado, etiquetado e fotografado em conjuntos, por unidade estratigráfica. Todas as peças delicadas ou outras de maior valor arqueológico (moedas, peças cerâmicas, adereços e objetos de adorno, instrumentos líticos ...) são ainda alvo de tratamentos de limpeza e estabilização adequados à sua conservação. Este processo é acompanhado do registo fotográfico e inventário de peças através de preenchimento de ficha individualizada em base de dados criada para o efeito, de acordo com as Normas de Inventário do (ex) IPM.

As bases de dados de espólio constituem uma ferramenta que serve de interface para o seu estudo e divulgação. Partindo do inventário realizado, desenvolve-se a inserção de conteúdos relativos à caracterização e estudo das peças, seja no âmbito da elaboração de simples relatórios da intervenção seja, mais adiante e a um nível mais aprofundado, em estudos integrados em ações de divulgação como exposições, produção de catálogos e edições...

Sede

Obter direcções
 

Serviços

 

Intervenções Arqueológicas

Antropologia Física

Estudos Patrimoniais

Valorização e Divulgação

Fotografia e Desenho

Conservação e Restauro

Tratamento e estudo de Espólio 

 

Alguns dos Principais Trabalhos

INTERVENÇÕES ARQUEOLÓGICAS

 

Pré-história

Terraço da Ribeira do Medal (Baixo Sabor)

Rôdo (Sever do Vouga)

Plataforma Logística do Porto de Leixões (Matosinhos)

Monte de Males (Ponte de Lima)

Montinhos 6 (EDIA) 

 

Sítios romanos e da Idade do Ferro

Fojo das Pombas (Valongo)

Arquivo Municipal de Chaves

Monte do Bolor 1-2 (EDIA)

Horta do Pombal (EDIA)

 

Monumentos Medievais

Castelo da Feira

Mosteiro de Ancede (Baião)

Mosteiro de Arouca 

Vila Velha (Vila Real)

Mosteiro de Castro de Avelãs (Bragança)

 

Arqueologia Industrial 

Fábrica de Massarelos (Porto)

Fábrica de Cerâmica Senhor d'Além (Vila Nova de Gaia)

Central Termoelétrica do Ouro (Porto)

 

Arqueologia Urbana

Quarteirão da Bainharia (Porto)

Quarteirão dos Pelames (Porto)

Espaço Público do Morro da Sé (Porto)

Parque das Cebolas (Lisboa)

Centro Histórico de Lamego

Pestana Porto Hotel (Porto)

 

ACOMPANHAMENTOS ARQUEOLÓGICOS EM OBRAS PÚBLICAS

 

Execução dos Blocos de Rega associados à Barragem do Alqueva (EDIA.S.A.)

Bloco de Rega do Pisão

Bloco de Rega do Pedrogão

Bloco de Rega Brinches - Enxoé

Bloco de Rega de Beringel - Beja (fase prévia à obra)

Circuito Hidráulico de São Matias (fase prévia à obra) (Vidigueira e Beja)

Circuito Hidráulico Caliços -Machados e respetivos blocos de rega (fase prévia à obra) (Moura e Serpa)

Bloco de Rega de Vale do Gaio (fase prévia à obra)(Alcácer do Sal, Alvito e Ferreira do Alentejo)

Circuito Hidráulico de Caliços-Machados e respectivos blocos de rega: fase de obra

Blocos de Rega de São Matias (Vidigueira)

 

REN

Subestação de Ponte de Lima

Linha Castelo Branco-Falagueira

Linha Pedralva-Ponte de Lima

Linha Frades - Caniçada

Linha Castelo Branco - Falagueira 3, a 150/400KW

 

ANTROPOLOGIA FÍSICA

 

Necrópole do Laranjal (Baixo Sabor)

Necrópole Este de Crestelos (Baixo Sabor)

Igreja Matriz do Colmeal (Góis)

Igreja São Miguel de Barreiros (Maia)

 

CONSERVAÇÃO E RESTAURO

 

Estruturas Arqueológicas

Mosteiro de Castro de Avelãs (Bragança)

Castro de Guifões (Matosinhos)

Vila Velha (Vila Real)

Passadiços da Orla Costeira (Matosinhos)

 

Espólio em projectos de musealização

Exposição "O Rio da Memória" (Matosinhos)

Exposição "Bragança Um Olhar Sobre a História"

Museu Convento dos Lóios (Sta. Maria da Feira)

1000 anos de História (Arquivo Municipal de Chaves)

Termas romanas de Chaves

"Vila Velha Novas Memórias" no Museu da Vila Vela (Vila Real)

 

Estruturas Arquitetónicas

Ponte de D. Goimil (Matosinhos)

Portal do Terreiro do Mosteiro de Arouca

 

Azulejo

Capela das Almas (Porto)

Painéis dos jardins do Museu Nogueira da Silva (Braga)

9 fachadas de arquitectura civil (PRU Ovar)

Interior da Igreja Paroquial de Beiriz (Póvoa do Varzim)

Estação Ferroviária de Contumil (Porto)

Estação Ferroviária de Caminha

 

Tapeçaria

Conservação e restauro de tapeçaria em Bordado de Castelo Branco (Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira)

 

 

VALORIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO

 

Exposições

Centro Interpretativo "Lamego, História e Identidade"

"1000 anos de História" (Arquivo Municipal de Chaves)

Museu Convento dos Lóios (Sta. Maria da Feira)

"Património no Território" (exposição itinerante para público escolar)

"A Montante do Tempo" na Casa do Poço (Lamego)

 

Publicações

Baixo Tâmega - concepção de conteúdos e textos para publicação

"Património do Vale do Douro" - texto e design de 4 desdobráveis de divulgação de património: arqueológico, religioso, castelos de fronteira e vilas amuralhadas (DRCN)

 

 

ESTUDOS PATRIMONIAIS

 

Estudos de sítios / edifícios históricos 

Castelo da Feira 

Mosteiro de Ancede (Baião)

Ponte do Prado (Braga)

Fábrica de Cerâmica do Senhor d' Aém (Vila Nova de Gaia)

Central Termoelétrica do Freixo (Porto)

Torre do Castelo de Aguiar de Sousa (Paredes)

 

Estudo de edifícios residenciais

Quinta do Monte (Porto)

Largo de São Domingos, 66 (Porto)

 

Estudo de conjunto urbanos

Quarteirões da Bainharia e dos Pelames (Porto)

Plano de pormenor do Centro Histórico de Vila Real

Estudo de Incidências Ambientais do quarteirão da antiga Fábrica das Sedas (Porto)

Polis de Lagos

 

Inventário / estudos de património arqueológico e arquitetónico

PDM de Serpa

Revisão do PDM de Valongo

Carta Arqueológica de Amares

EIA's das Barragens da Bemposta e do Picote

 

Comentários

  Nenhum comentário Comente
Contacto

Arqueologia e Património
(Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo)
Santa Cruz do Bispo - Arqueologia e Património


Empresa prestadora de serviços na área do estudo, registo, salvaguarda, conservação e divulgação do património cultural.

Rua Chouso 434
4455-804 SANTA CRUZ DO BISPO
( Matosinhos  -  Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo )
229 942 673
934 827 203
Mapa do site
  • Arqueologia e Património